Somos pioneiros no mercado de crédito de carbono no mundo e responsáveis pela gestão de mais de 50% dos créditos de carbono de projetos de energia renovável no Brasil.
Fundador da Ecoinvest, EQAO e Ecopart, empresas líderes no desenvolvimento de projetos de energia renovável e redução de emissões de gases de efeito estufa. Carlos participou como executivo, acionista e diretor de diversas empresas pioneiras no setor de energia, como Omega Energia, Ecometano CDGN e Energias Renováveis do Brasil (ERB). Foi presidente do conselho de administração da ERB. É formado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possui MBA em Finanças pela Columbia Business School de Nova York.
Graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo e pós-graduado em três cursos distintos: “Gestão Ambiental”, “Globalização, Cooperação e Desenvolvimento” e “Gestão Estratégica e Econômica de Negócios”; os dois primeiros da Universitat de Barcelona, na Espanha, e o último da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Sua experiência profissional inclui dois anos como Consultora de Qualidade e Gestão Ambiental na ABGL SL Consultoria de Barcelona e um ano em Marketing Corporativo para um dos maiores grupos varejistas do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar. Melissa está na EQAO desde 2005 coordenando a carteira de projetos de crédito de carbono, inventários de gases de efeito estufa e títulos verdes. Ela também trabalha no desenvolvimento de novos negócios, negociando contratos com clientes e compradores nacionais e internacionais de créditos de carbono, e conversa com a EQAO e seus clientes com a UNFCCC.
Engenheiro Ambiental pela Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz, especialista em Economia e Meio Ambiente com ênfase em Negócios Ambientais pela UFPR e mestre em Sustentabilidade pela USP. Sua experiência profissional no mercado de carbono teve início em 2006, participando do processo de análise técnica e desenvolvimento de projetos com potencial de geração de créditos de carbono, especialmente aqueles envolvendo energia renovável, tratamento de resíduos e processos industriais. Adriana também atua, desde então, na elaboração de inventário de gases de efeito estufa e ministra cursos de capacitação para gestão do clima. Atuou por 5 anos como coordenadora de sustentabilidade na maior empresa atacadista do Brasil, do Grupo Carrefour, sendo responsável pela pegada de carbono e hídrica, gestão de resíduos sólidos, garantia da procedência de seus produtos e organização de fundos e execução dos projetos socioculturais realizados pela a empresa por meio de leis de incentivo fiscal. Além disso, dedicou mais de 5 anos a um projeto pessoal morando em um veleiro, navegando por 11 estados do litoral brasileiro e trabalhando com experiências de turismo de aventura, mergulho e produtos digitais.
Graduada em Engenharia de Petróleo (Universidade Santa Cecília), Mestre em Energia (Universidade de São Paulo, com período sanduíche em Economia e Gestão da Energia (IFP School, França) e Doutoranda em Engenharia Mecânica de Energia e Fluidos (Universidade de São Paulo). Especialista e Pesquisadora em tecnologias de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) e Professora e Consultora em Transição Energética e Economia de Baixo Carbono.
Diretor técnico e sócio-fundador da EQAO desde 2000. Ricardo é graduado e mestre em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), doutor em energia pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia da mesma universidade e , desde 2016, pesquisador associado do Centro de Pesquisa em Inovação em Gás Natural (RCGI) da USP. Na EQAO, além de supervisionar o corpo técnico, é responsável pela avaliação dos investimentos em energia renovável e eficiência energética e pela análise dos aspectos técnicos e políticos da Convenção do Clima das Nações Unidas (UNFCCC). Ricardo é membro do Painel de Acreditação do MDL da UNFCCC desde 2009. Trabalhou de 2015 a 2016 no projeto “Low-carbon Business Action in Brazil” da União Europeia, analisando o potencial e os possíveis impactos econômicos e ambientais da introdução da inovação de baixo carbono de tecnologias europeias no Brasil. Sua experiência anterior está relacionada à pesquisa e desenvolvimento em modelagem, simulação, otimização e controle de processos na USP (1989-1990) e na Universidade de Stuttgart, Alemanha (1991-1999).
Graduada em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, em Engenharia Civil pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós-graduado em “Geração Distribuída, Energias Renováveis e Eficiência Energética” pelo Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP . Engenharia Civil da Universidade Anhembi Morumbi. Sua experiência profissional começou no Grupo Ecopart em 2003. Na EQAO, Karen participa do processo de análise técnica e desenvolvimento de projetos com potencial de geração de crédito de carbono, principalmente os que envolvem energia renovável e tratamento de resíduos. Karen também realiza a interface entre clientes, empresas internacionais de validação, a Comissão Interministerial de Mudanças Climáticas Globais do governo brasileiro e a UNFCCC. Karen também trabalha na elaboração de um inventário de gases de efeito estufa e ministra cursos de treinamento para internalizar a gestão do clima.
é graduando em Engenharia Florestal na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Participou em grupo de extensão responsável pela adequação ambiental do campus "Luiz de Queiroz" – USP (GADE), sendo parte como coordenador geral da equipe, no qual realizou o planejamento e execução de atividades de restauração florestal e a organização de eventos de caráter científico e educativo. Participou em projetos de pesquisa do Laboratório de Hidrologia Florestal (LHF), onde adquiriu experiência nas áreas de hidrologia florestal, sensoriamento remoto e geoprocessamento. Leonardo ingressou no Grupo Ecopart em novembro de 2022 como estagiário, integrando a equipe técnica no desenvolvimento de projetos de crédito de carbono.
Estudante de Engenharia Florestal da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Participou de grupos de extensão da USP voltados ao monitoramento e manejo da fauna silvestre (LEMaC – ESALQ/USP) por sensoriamento remoto. Foi bolsista do programa de gestão de resíduos sólidos Recicla da USP, no campus de Piracicaba. Participou do Grupo Florestal Monte Olimpo (GFMO - ESALQ/USP) como bolsista responsável pelo projeto TUME (Multiple Use Test of Eucalyptus), onde adquiriu experiência com implantação de plantios florestais e desenvolveu soluções baseadas em geoprocessamento e programação R Língua. experiência com o Google Earth Engine. Em 2021, Bruno ingressou no Grupo Ecopart como estagiário.
Sócio fundador da BlockC, formado em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas em programa conjunto com a University of North Carolina at Chapel Hill. Com mais de 28 anos de experiência executiva, foi diretor de Sustentabilidade e P&D de um importante player internacional de cimento. Entre suas responsabilidades estava a coordenação de programas de P&D voltados para construção de baixo carbono e captura de carbono. Os projetos foram desenvolvidos por diversas instituições de pesquisa e universidades, como o Instituto Superior Técnico de Lisboa, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Brasil, e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). ) Nos Estados Unidos.
Economista pela Universidade Federal Fluminense (RJ) e Mestre em Ciências (MSc) em Planejamento Energético pela COPPE-URFJ. Desde 2000, atua no setor de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e geração de energia renovável. Atuou no desenvolvimento, construção, financiamento e O&M de parques eólicos e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Foi gerente de O&M de quase 200MW em parques eólicos e PCHs, recebendo os projetos da área de implantação e iniciando a operação, gerenciando equipe técnica e de engenharia com foco em índices de disponibilidade de geração de energia, programas ambientais, indicadores financeiros e técnicos e gestão de equipe . Atuou também em projetos de M&A de geração de energia, identificando riscos e oportunidades. Nas empresas do grupo Ecoinvest, atuou ao lado do cliente no início dos mecanismos do Protocolo de Kyoto, estruturando projetos de geração de créditos de carbono, registros e validações junto ao governo brasileiro, ONU e agências internacionais.
José Victor Dantas de Sousa Azevedo é Engenheiro de Software Web3. Sua experiência profissional inclui ter sido Co-founder da KMJ Consultoria, responsável por projetos de inovação e desenvolvimento de sistemas, CTO da Carbona Platform, desenvolvendo soluções inovadoras para a geração e tokenização de créditos de carbono usando blockchain, Techlead na Faktura foi também Engenheiro de Software Sênior na Yeti Labs e , construindo algumas das principais aplicações de DeFi e NFTs da rede Cosmos e EVM-based blockchains, além de trabalhos open source e liderança de times de desenvolvedores. Ele agora lidera a área de tecnologia da BlockC, orquestrando o desenvolvimento dos sistemas do grupo, com seus diversos parceiros, clientes e funcionários.
Estudante de Engenharia de Biossistemas da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Durante a graduação, realizou projetos de iniciação científica em tratamento de resíduos e em matemática aplicada a sistemas elétricos. Participou do projeto Sala Verde REAP, que visa promover a reflexão, articulação e discussão para o desenvolvimento da educação ambiental no município de Tupã e na região de Nova e Alta Paulista. Em 2021, iniciou sua carreira profissional como estagiário no Grupo Ecopart.