O que fazemos

Assessoramento em Projetos de Carbono

A mitigação do aquecimento global se dá pela execução de atividades de projeto que resultem na redução da emissão de gases de efeito estufa ou no aumento da remoção de dióxido de carbono, por meio de investimentos em tecnologias mais eficientes, substituição de fontes de energia fósseis por renováveis, racionalização do uso da energia, reflorestamento, entre outros.

O nosso trabalho consiste na identificação e quantificação de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), elaboração da documentação necessária para aprovação e registro desses projetos junto à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e assessoramento na compra e venda de Reduções Certificados de Emissões (crédito de carbono no âmbito do Protocolo de Quioto) ou de Unidades de Emissão Voluntária (crédito de carbono no mercado voluntário).

Inventário de Gases do Efeito Estufa

Com a experiência em assessorar projetos de crédito de carbono, passamos a elaborar inventários de emissões de gases do efeito estufa (GEE) para empresas interessadas em reduzir suas emissões, ou simplesmente diagnosticar o quanto contribuem para a mudança do clima.

O inventário de emissões de GEE pode ser desenvolvido independentemente da existência de projeto MDL e nossa experiência abrange grupos industriais de grande porte nos setores de cimento, energia, papel e celulose, químico, mineração e serviços.

Prospecção, Implantação e Venda de Projetos de Energia

Através da nossa participação societária na Ecopart Investimentos e na Omega Energia (www.omegaenergia.com.br), realizamos a prospecção, desenvolvimento e implantação de projetos de geração de energia renovável.

OUTROS SERVIÇOS

O Gold Standard O Gold Standard é um instrumento de certificação independente (http://www.cdmgoldstandard.org/) que confirma uma série de benefícios sociais e ambientais no desenvolvimento de projetos MDL, adicionais àqueles já verificados em uma validação padrão. Em dezembro de 2011, a EQAO registrou o primeiro e, até janeiro de 2013, o único projeto MDL brasileiro do Gold Standard: BK Energia Itacoatiara Project (https://gs2.apx.com/mymodule/rpt/myrpt.asp?r=113). Este projeto gera energia renovável para o sistema elétrico isolado através da queima de resíduos de biomassa de origem controlada. Os créditos de carbono Gold Standard emitidos foram negociados em condições financeiramente mais atrativas.

A Comissão Mundial de Barragens (WCD) estabeleceu diretrizes para construção de barragens (http://www.internationalrivers.org/en/way-forward/world-commission-dams). Essas diretrizes estabelecem critérios de boas práticas no planejamento de projetos de água e energia com o objetivo de proteger comunidades atingidas, o meio ambiente e garantir que os benefícios das barragens serão distribuídos da forma mais justa possível. A experiência em assessorar projetos de créditos de carbono capacitou a EQAO a elaborar relatórios de conformidade com os requisitos da WCD para hidroelétricas interessadas em vender seus créditos de carbono para empresas europeias. Compradores europeus só adquirem créditos de carbono de hidrelétricas com potência instalada superior a 20MW que comprovam o atendimento aos requisitos da Comissão Mundial de Barragens. Até Janeiro de 2013 EQAO assessorou com sucesso a conformidade com o WCD de 12 projetos.

Sobre a EQAO
• Quem Somos
• O que Fazemos
• Contato
Energia Renovável
• Biomassa
• Eólica
• Hidrelétrica
Crédito de Carbono
• Pesqueiro Energia
• Precious Woods Energia Itacoatiara
• Rede Empresas De Energia Elétrica
Outros Serviços
• Programa de Atividades
• Gold Standard
• World Commission on Dams

Copyright 2010 (c) EQAO - Todos os direitos reservados - Rua Padre João Manuel, 222 - CEP 01411-000 - SP - BRASIL - Fone: +55 11 3063-9068