Precious Woods
Energia itacoatiara


Data do registro: 12 de maio de 2006, renovado em 26 de novembro de 2011 (2º período de crédito)
Nome da empresa: BK Energia Itacoatiara Ltda
Nome do Projeto: “PRECIOUS WOODS ENERGIA ITACOATIARA”
Metodologia utilizada: AMS-I.D. – Geração de Energia Renovável Conectada à Rede; AMS III.E – Eliminação da produção de metano pela decomposição de biomassa através de combustão controlada, gasificação ou tratamento mecânico/térmico.

Resumo do Projeto:

O projeto consiste na aplicação da tecnologia de combustão direta de resíduos de biomassa para a geração simultânea de energia elétrica e térmica e cobre cerca de 70% do consumo elétrico da cidade de Itacoatiara – AM. Desde 1996 a empresa vem praticando o manejo sustentável de floresta nos 450.000 hectares de terras que possui – predominantemente florestas – na região de Itacoatiara, a 250 km a leste de Manaus. A floresta é manejada usando métodos que imitam a natureza e preservando sua biodiversidade. A quantidade de madeira que pode ser colhida é mantida dentro de limites estritos. Em 1997, as operações foram certificadas de acordo com os critérios do FSC (Forest Stewardship Council).

A madeira colhida é processada na própria serraria e instalações fabris da empresa, transformando-se em madeira serrada, produtos acabados e folheados para exportação, principalmente para a Europa, Estados Unidos e Ásia. Os resíduos de madeira gerados no processo de produção da serraria, que anteriormente eram armazenados em pilhas ao ar livre, constituindo um grande problema ambiental e de segurança, passaram, desde 2005, a ser queimados na usina termoelétrica de turbina de vapor para gerar eletricidade para a cidade de Itacoatiara e contribuíram para a redução de mais de 1 milhão de tCO2.

Assim, além de contribuir com o abastecimento de energia limpa, em uma região outrora abastecida 100% por geradores a diesel, o projeto contribui significativamente para as reduções de emissões de metano derivadas do apodrecimento dos resíduos. Em dezembro de 2011, a EQAO registrou o projeto da BK Energia como o primeiro projeto MDL brasileiro do Gold Standard, certificação reconhecida internacionalmente como referência de qualidade e rigor pelas práticas sustentáveis em comunidades locais.

Volume estimado de redução de emissões:

47,172 toneladas de CO2 equivalente por ano.

Mais detalhes sobre o projeto:

http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/58171.html
http://cdm.unfccc.int/Projects/DB/TUEV-SUED1134136803.71/view?cp=2
http://mer.markit.com/br-reg/public/index.jsp?s=cp
Sobre a EQAO
• Quem Somos
• O que Fazemos
• Contato
Energia Renovável
• Biomassa
• Eólica
• Hidrelétrica
Crédito de Carbono
• Pesqueiro Energia
• Precious Woods Energia Itacoatiara
• Rede Empresas De Energia Elétrica
Outros Serviços
• Programa de Atividades
• Gold Standard
• World Commission on Dams

Copyright 2010 (c) EQAO - Todos os direitos reservados - Rua Padre João Manuel, 222 - CEP 01411-000 - SP - BRASIL - Fone: +55 11 3063-9068